Sites Grátis no Comunidades.net
Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho
Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho

Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho

Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho

Namoro no ambiente de trabalho – um tema que sempre gera boas discussões e controvérsias. Isso geralmente acontece pela vida atribulada que a maioria das pessoas leva nos dias atuais, onde sobra pouco tempo para lazer e o mais fácil é conhecer uma pessoa no próprio trabalho. Mas afinal, engatar um namoro com um colega de trabalho complica as relações profissionais? Quais as chances que um casal que trabalha no mesmo ambiente têm de que esse relacionamento dê certo lá fora? Algumas empresas não permitem casais no trabalho, já outras não veem problema – e aí que entra o nosso questionamento: “Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho?”

shutterstock 113282818 F550x450 Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho

Nunca é demais lembrar que trabalho e namoro são assuntos que não têm nada a ver um com o outro – não combinam – mas se não puder evitar de apaixonar-se por um colega de trabalho, algumas dicas de como agir nessas situações certamente serão de grande ajuda:

  • Informe-se sobre as normas da empresa – se já houve casos de envolvimento de colegas e como isso foi visto e tratado.
  • Mantenha o foco no seu trabalho, ele é a sua prioridade nesse local, não deixe que o namoro interfira na sua concentração e na sua responsabilidade dentro da empresa.
  • Seja o mais discreto possível e sempre separe os assuntos, não leve problemas do namoro para resolver na empresa.
  • Não deixe que seus superiores fiquem sabendo por outros colegas, caso o namoro comece a se tornar notório, chame seu companheiro e peçam uma conversa para explicar a situação, deixando claro e comprometendo-se em manter a ética profissional e não deixar que o namoro atrapalhe o trabalho dos dois
  • Converse com seu companheiro e entrem em um acordo sobre a forma com que vocês administrarão o relacionamento no ambiente de trabalho, as coisas não podem se confundir, caso contrário será confusão na certa – e o pior, pode acarretar uma demissão.
  • Procure manter a linha profissional no trabalho, principalmente se ambos trabalham no mesmo departamento, assuntos do casal jamais devem ser discutidos na empresa. No trabalho você são colegas, apenas isso, assuntos caseiros devem ser tratados da porta da empresa para fora.
  • Mantenha a ética profissional, principalmente em caso de rompimento, jamais fale mal de seu parceiro, isso pode manchar muito a sua reputação no seu ambiente de trabalho, além de deixar seus colegas em uma situação delicada, pois eles são colegas dos dois e dificilmente tomarão partido. Isso pode afetar até o ciclo de amizades dentro da empresa.
  • Considerando tudo isso, percebe-se o quão delicada é a situação de quem se envolve com um colega de trabalho – mas essa situação pode ser ainda pior: se o envolvimento for com um superior. Namoro com um superior em um momento ou outro dará o que falar, ainda mais se houver uma promoção, dificilmente seus colegas irão encarar como uma promoção por mérito, mas sim pelo seu relacionamento com o/a chefe.
shutterstock 115175092 F550x450 F550x450 F550x450 Como deve ser o namoro no ambiente de trabalho

Alguns relacionamentos desse tipo dão certo e acabam em casamento, o casal continua trabalhando junto e conseguem conciliar a “vida dupla”, mas isso exige muita compreensão, comprometimento, paciência, responsabilidade, e acima de tudo, muito profissionalismo. A dica mais preciosa de todas é: tente evitar essa situação, mas se for inevitável, siga nossos conselhos, preserve a sua imagem e o seu relacionamento e sejam felizes!